Em visita às Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas) na manhã desta quinta-feira (16/3), o ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) afirmou que vai criar um grupo de trabalho para estudar investimentos no complexo. Mais uma vez, ele reforçou o plano de retirar a estrutura do Programa Nacional de Desestatização (PND).
“Vou conversar com o presidente Lula (PT) sobre a CeasaMinas e pedir a retirada do PND. Voltarei aqui em 90 dias para trazer os resultados alcançados pelos estudos desse grupo de trabalho, que vai pensar o futuro. Aqui, todos os atores serão reconhecidos para pensar o futuro e a modelagem dessa empresa. Ao mesmo tempo, não quero antecipar o que será o resultado desse grupo de trabalho. O recado do presidente é claro: ele quer garantir que cada brasileiro faça ao menos três refeições por dia. Ele quer tirar o Brasil do mapa da fome”, afirmou Paulo Teixeira.
O ministro também lembrou que a CeasaMinas tem dado lucro, o que afastaria uma eventual desestatização, conforme Paulo Teixeira. Ele também ressaltou a intenção de promover uma valorização dos servidores públicos que trabalham no complexo de alimentos. “Temos que abrir uma negociação salarial. Evidentemente, como se trata de uma empresa que se referencia como órgão do ministério, não podemos fazer menos (investimentos em pessoal) nem mais, porque senão não se sustenta em quatro anos. É preciso ter um nível de sintonia com as demais empresas do Estado. Não há democracia sem sindicatos e associações fortes”, disse.
com imformação O Tempo