quarta-feira, dezembro 6, 2023
Home Noticias Governo Federal e Roraima criam grupo de trabalho para crise Yanomami

Governo Federal e Roraima criam grupo de trabalho para crise Yanomami

por Marina Toledo
0 Comente 45 visualizações
governo-federal-e-roraima-criam-grupo-de-trabalho-para-crise-yanomami

Em reunião entre ministros do governo federal com o governador de Roraima, Antônio Denárium, foi criado um grupo de trabalho para estabelecer ações de curto, médio e longo prazo para enfrentar a crise humanitária dos povos indígenas Yanomami, nesta quinta-feira (2).

A Defensoria Pública do Amazonas também pediu ajuda para atender os povo da etnia que sofrem com insegurança, fome e doenças no estado.

Os ministros Rui Costa, da Casa Civil, Alexandre Padilha, de Relações Institucionais e o governador de Roraima participaram da reunião.

Denárium foi criticado por lideranças indígenas pela falta de ações.

Durante o encontro, ficou definida a criação de um grupo de trabalho para atender as demandas de saúde, segurança e desenvolvimento do estado. Haverá participação dos governos federal, estadual e municipais.

Os Yanomami têm enfrentado uma crise humanitária que foi acentuada com a ação ilegal do garimpo em terras indígenas.

As Terras Yanomami ocupam uma área de 9,6 milhões de hectares que passam pelos estados de Roraima, Amazonas e chegam a Venezuela.

Nesta semana, a Funai restringiu o acesso de profissionais de saúde na terra Yanomami, em Roraima.

A mudança visa “resguardo e respeito aos povos indígenas durante o enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional”, segundo a Fundação.

Agora, o acesso será definido pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública.

Os servidores públicos em missão à região terão que apresentar esquema vacinal completo, incluindo a vacina contra a Covid-19, atestado de avaliação médica que comprove a não existência de doença infectocontagiosa e teste contra a vírus realizado 24 horas antes.

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas alertou que denuncia desde 2021 a situação precária dos povos Yanomami no estado.

Não houve respostas nem ações pelos entes públicos.

Foi solicitada a inclusão dos indígenas no Atendimento Emergencial de Saúde por conta do aumento de casos de subntrição, malária e doenças evitáveis.

Há registos da falta de insumos básicos na rede pública de saúde, como vitamina D. Ainda não há resposta sobre o pedido da Defensoria.

As comunidades de São Gabriel da Cachoeiras, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos são as mais atingidas.

Dados do Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira mostram que 85 das 395 internações de crianças até 5 anos eram da etnia Yanomami.

A Associação Xoromawé Indígena também denunciou a situação de precariedade no Amazonas.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

O portais de notícias Pateando La Calle Atualmente (2023), desde Brasil Minas Gerais com uma missão de conquistar o povo brasileiro.

Pateando La Calle significa “Andando na Rua” definição de pessoas lutadoras trabalhadoras e guerreiras no dia a dia por conquistar seu mundo. Pateando La Calle fundado na Venezuela pela jornalista Alexandra Rojas no ano 2015 com um equipe de profesionais na língua espanhol.

INFORMAÇÕES

noticias recentes

as mais lidas

2023 © PATEANDO LOCALLE Todos os direitos reservados. GRUPO 2N

PERIODISMO INTELIGENTE