segunda-feira, dezembro 4, 2023
Home Politica Governadores querem reaver perdas com unificação do ICMS sobre combustíveis

Governadores querem reaver perdas com unificação do ICMS sobre combustíveis

por Camila Costa do R7 em Brasilia
0 Comente 75 visualizações
governadores-querem-reaver-perdas-com-unificacao-do-icms-sobre-combustiveis

Governadores dos 26 estados do país e do DF se reuniram nesta quinta-feira (26) para discutir a perda de R$ 38,3 bilhões em arrecadação com o ICMS sobre combustíveis. Uma carta com esse item e outros assuntos prioritários para cada estado será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (27).

No ano passado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aprovou, no Congresso Nacional, a lei que uniformizou a alíquota de ICMS sobre gasolina, diesel e etanol. As perdas estão ligadas a essa lei, à cobrança do ICMS por unidade de medida em vez de em percentual sobre o preço médio dos combustíveis e à limitação na cobrança do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte público a 17% ou 18%. O objetivo dessas mudanças, segundo o governo anterior, foi reduzir os preços de combustíveis para o consumidor final.

Os governadores alegam que as propostas não foram discutidas com os estados e que prejudicaram os orçamentos locais. Segundo o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), a maioria das unidades da federação teve um impacto de mais de 5% em perdas econômicas. “A primeira coisa que queremos é que se faça a recomposição de quem perdeu mais de 5%, que é a maior parte. Segundo, resolver esse impasse junto ao STF [Supremo Tribunal Federal]”, disse.

O STF foi acionado no ano passado para analisar a questão da uniformização da cobrança do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações, gás natural e transporte coletivo.

Um dos pontos da proposta do governo de Jair Bolsonaro previa que estados e municípios fossem compensados pela União caso a queda na arrecadação do ICMS fosse superior a 5% em relação a 2021.

Em setembro do ano passado, no entanto, o então Ministério da Economia publicou uma portaria no Diário Oficial da União com outras regras. O texto manteve a apuração de eventuais prejuízos mês a mês, mas determinou que a compensação aos estados ocorra apenas no fim do ano.

Para Fátima Bezerra (PT), governadora do Rio Grande do Norte, o importante agora é que o diálogo se reestabeleça para que as demandas dos estados tenham espaço na pauta do país. “As urgências serão tratar das obras dos estados, de cada região, mas também a manifestação de necessidade de medidas para recuperação de receita, que é urgente, pois as perdas foram muito grandes”, indicou a governadora.

O Fórum de Governadores é o espaço onde os chefes do Executivo das unidades da federação se reúnem para tratar assuntos de interesse comum aos entes federativos. O DF geralmente é o anfitrião desses encontros.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

O portais de notícias Pateando La Calle Atualmente (2023), desde Brasil Minas Gerais com uma missão de conquistar o povo brasileiro.

Pateando La Calle significa “Andando na Rua” definição de pessoas lutadoras trabalhadoras e guerreiras no dia a dia por conquistar seu mundo. Pateando La Calle fundado na Venezuela pela jornalista Alexandra Rojas no ano 2015 com um equipe de profesionais na língua espanhol.

INFORMAÇÕES

noticias recentes

as mais lidas

2023 © PATEANDO LOCALLE Todos os direitos reservados. GRUPO 2N

PERIODISMO INTELIGENTE