terça-feira, outubro 3, 2023
Home Noticias Alta de juros no mundo traz reversão de expectativas; PEC empaca no Congresso

Alta de juros no mundo traz reversão de expectativas; PEC empaca no Congresso

por tamaranassif
0 Comente 51 visualizações
alta-de-juros-no-mundo-traz-reversao-de-expectativas;-pec-empaca-no-congresso

CNN Money

A semana trouxe uma reversão de expectativas para o mercado.

Na última quarta-feira (14), o Federal Reserve System (Fed, o banco central dos Estados Unidos) elevou a taxa de juros de referência em 0,5 p.p., depois de quatro elevações seguidas de 0,75 p.p. — portanto, trazendo uma desaceleração no ritmo de alta.

Na quinta-feira (15), zona do euro, Reino Unido, Suíça, Dinamarca, Noruega, México e Taiwan subiram suas taxas de juros, mostrando que, de fato, quando os Estados Unidos sobem a régua, o mundo todo tem que seguir a esteira.

Olhando com uma lupa, os bancos centrais de algumas das principais economias do mundo — EUA, Reino Unido e zona do euro — contrariam uma expectativa que viria como um presente de Natal para os investidores.

Enquanto o mercado esperava uma sinalização de que, a partir do ano que vem, as taxas de juros iriam estacionar ou começar a cair, as autoridades monetárias disseram que ainda não é o momento de pisar no freio.

Tanto o Banco Central Europeu (BCE) quanto o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) subiram os juros também em 0,5 p.p, com declarações apontando para a necessidade de continuar elevando as taxas de referência em um ritmo menor, mas contínuo.

No cenário doméstico, a PEC do Estouro empacou na Câmara dos Deputados, com o Centrão desagradado com o mapa político dos ministérios desenhado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No Senado, a Lei das Estatais também empacou, com Rodrigo Pacheco trazendo uma bem-vinda dose de moderação e zelo para analisar o marco regulatório que trouxe estabilidade na gestão de empresas públicas do país.

No episódio desta sexta-feira, o CNN Money analisa os movimentos de altas de juros da semana e o que esperar do cenário político-econômico do país daqui para frente.

Apresentado por Thais Herédia e Priscila Yazbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo.

*Publicado por Tamara Nassif

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

O portais de notícias Pateando La Calle Atualmente (2023), desde Brasil Minas Gerais com uma missão de conquistar o povo brasileiro.

Pateando La Calle significa “Andando na Rua” definição de pessoas lutadoras trabalhadoras e guerreiras no dia a dia por conquistar seu mundo. Pateando La Calle fundado na Venezuela pela jornalista Alexandra Rojas no ano 2015 com um equipe de profesionais na língua espanhol.

INFORMAÇÕES

noticias recentes

as mais lidas

2023 © PATEANDO LOCALLE Todos os direitos reservados. GRUPO 2N

PERIODISMO INTELIGENTE